Ela é o recorte, escolha do fotógrafo. Mesmo quando
decide não escolher, isto já é uma escolha (como acontece em nossas
vidas). Observar uma imagem fotográfica
é olhar através do olho de alguém. E este olhar tem consequências: exemplos
históricos são as fotos de Roger Fenton, em que os campos de batalha pareciam
propícios a piquenique, e as fotos de Robert Capa (criador da Magnum) nas quais
se viam todo o horror da guerra. E vc, o que está vendo do seu ponto de vista?
Veja as fotos de Fenton:
E Robert Capa:
http://www.magnumphotos.com/C.aspx?VP3=CMS3&VF=MAGO31_10_VForm&ERID=24KL535353
Por mais que as fotos de Fenton pareçam intencionalmente subordinadas a interesses políticos e/ou idelógicos, elas eram na verdade conseqüência das limitações de mobilidade que o fotógrafo tinha na época, por causa dos seus pesados equipamentos. Assim, ao invés de se deslocar até o front, onde os cenários de horror aconteciam de fato, ele era de certa forma obrigado a ficar na retaguarda, onde a paisagem era menos assustadora. Isso viria a mudar com as fotos da Guerra da Secessão Norte-Americana (1860-1865), que pela primeira vez na história trouxe para o público, em detalhes, os horrores de um conflito armado.
ResponderExcluir