O cenário do fotojornalismo
brasileiro está repleto de nomes talentosos que reconhecem a importância da
fotografia enquanto documento para a construção da
memória iconográfica de um fato ou lugar. Dentre estes fotojornalistas
encontra-se o Evandro Teixeira, nascido em 1935, em Irajuba, interior da Bahia.
Inicia sua carreira, em 1957, como repórter fotográfico de O Diário da Noite e
O Jornal (Diários Associados). Em 1963, vai para o Jornal do Brasil. Hoje,
as fotos de Evandro compõem acervos de museus no Brasil e no exterior. Além disso,
é autor dos livros: Fotojornalismo (1983); Canudos 100 anos (1997);
e 68 destinos: Passeata dos 100 mil (2008).
Dono de uma simpatia e de um olhar atento, Evandro presenciou e registrou eventos marcantes da história do Brasil e do mundo. Como a cobertura da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973; assim como a cobertura de diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. Preocupando-se em desempenhar, com o auxílio da fotografia, o papel de revelar ao mundo informações com o máximo de fidedignidade à realidade dos fatos.
Devido a qualidade técnica, a sensibilidade
e clareza presentes nos seus registros, suas fotografias tornaram-se referências
no estudo do fotojornalismo. Exemplos destas são: A lendária foto “A queda da
moto”, que junto com a célebre imagem da “Passeata dos 100 mil”, tornaram-se
símbolos do movimento estudantil contra a ditadura militar no Brasil, entre
1964 e 1968. Além das citadas, várias outras fotografias tornaram o nome,
Evandro Teixeira, conhecido e aclamado no meio jornalístico.
Composições fotográficas que falam por si encantaram até o olhar mais disperso. Registros com cunho social e de denúncia que provocam as mais variadas sensações, desde indignação à admiração, caracterizam este profissional. Estudar a sua vida e obra incentiva o exercício de um fotojornalismo mais cuidadoso e apurado. Enfim, este é apenas um singelo perfil traçado por uma admiradora de um fotojornalista completo, Evandro Teixeira.
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